- La Liga veda seus próprios olhos diante do Racismo!
#ViniJr #ViniciusJunior
![]() |
Vini Jr. sofre agressão antes de revidar e ser expulso |
Para quem não se lembra, Vinicius Júnior se destacou jogando e atuando pelo Flamengo-RJ, foi contratado pelo Real Madrid ainda menor de idade e precisou atingir idade mínima para poder atuar pelo clube espanhol. Já na Espanha, Vinícius Júnior não teve o glamour que o aguardava como atleta de um dos maiores clubes do mundo, o craque brasileiro, atuou em divisões e categorias de base do Clube Madrileno e não vimos Vini Jr, reclamando ou se queixando de não estar atuando pelo time principal. Vini Jr, trabalhou, galgou seu espaço com toda humildade antes de se tornar o PRINCIPAL JOGADOR da atualidade do Real Madrid, Vini Jr. soube esperar a sua hora antes jogar até mesmo uma Copa do Mundo pela Seleção do seu País.
Mesmo mostrando, demonstrando, cumprindo seu trabalho e consequentemente gerando resultados para o clube que o Contratou, acabou que seu árduo trabalho não foi o suficiente para conter a onda racista que vem sofrendo a cada jogo pelo Campeonato Espanhol promovido pela LA LIGA, quem não lembra do Presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo criticando as danças do atacante após marcar seus gols dizendo que brasileiro precisa parar "de fazer macaquice" ["hacer el mono", em espanhol].
O Brasileiro vem sofrendo diferentes ataques a cada partida do Real Madrid pelo Campeonato Espanhol, com um série de ataques racistas no decorrer da Competição, outro exemplo que aconteceu em Abril de 2023 na Partida do Girona x Real Madrid torcedores entoaram o grito de ''macaco'' ["mono", em espanhol] ainda no primeiro tempo e não parou por aí, no segundo tempo estes mesmos torcedores imitavam o gesto de macaco para insultar o Jogador Brasileiro, naquela partida a equipe do Girona venceu o Real Madrid por 4x2, tendo gol de Vini Jr. na referida rodada.
E os torcedores adversários não pararam por aí, neste domingo 21/05/2023, a partida entre Valencia 1x0 Real Madrid presenciaram novamente atos nojentos e repugnantes, a torcida do Valencia entoava gritos de ''macaco'' ["mono", em espanhol] que se ouvia claramente até mesmo na transmissão da partida, o jogador Vini Jr. chamou a autoridade em campo (Árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea), apontando, mostrando e apresentando seus agressores que não receberam nenhuma punição como consequência de seus atos racistas, a preocupação foi da partida não ser encerrada e apenas solicitaram para o locutor do estádio pedir o encerramento dos cantos racistas aos torcedores.
Tudo começou quando torcedores do Valencia lançaram outra bola em campo, e Cömert chutou na direção do brasileiro, que acabou sofrendo uma falta no momento em que estava preparando uma jogada de ataque. Ao levantar e se direcionar para a lateral do campo, alguns torcedores do Valencia gritaram ‘Mono’ (macaco) contra o brasileiro.
Após a paralisação da Partida, mesmo sem vontade de continuar, o craque se manteve em campo a pedido do Treinador Ancelloti, mesmo assim, os atos racistas continuaram, o craque brasileiro já cansado de todas essas agressões racistas que vem sofrendo ficou novamente nervoso com seus agressores, SOFREU UM MATA LEÃO do jogador Hugo Duro e na sequência acabou revidando com a mão no adversário e ainda foi EXPULSO de campo, como se não bastasse toda a sequência de injustiças, o árbitro da partida sequer mencionou na súmula, o motivo do tempo de paralisação da partida, os atos racistas foram OMITIDOS COVARDEMENTE da súmula.
Vini Júnior compartilha em seu Status do Instagram a súmula da partida que sequer citou as agressões racistas. |
Também em seu Status do Instagram, Vini Jr. compartilhou diversas postagens de apoio de craques do Futebol, dentre os craques e famosos que se solidarizaram com o brasileiro estão:
-Neymar
-Mbappe
-Ronaldo
-Benzema
-Lucas Paquetá
-Toni Ruediger
-Camavinga
-Rodrygo
-Eder Militão, dentre outros...
O treinador do Real Madrid, após presenciar diversos atos de racismo contra um de seus comandados, ao final da partida concedeu entrevista e disse a seguinte aspas abaixo:
"Quer falar de futebol? Ou de outra coisa? Eu não quero falar de futebol. Quero falar sobre o que aconteceu aqui, acho que é mais importante que uma derrota", começou Ancelotti.
"Não estou agressivo, estou muito calmo, e o que aconteceu hoje não pode acontecer. É muito evidente. Um estádio gritando 'macaco' a um jogador. Um treinador que precisa pensar em tirar este jogador por isso... Há algo ruim que acontece nesta liga", continuou o italiano.
"Ele não queria continuar. Depois, eu disse que não parecia justo ter que parar a partida. Porque não é sua culpa, você é a vítima. E ele seguiu jogando. Depois, deram um cartão vermelho sem sentido, porque não foi uma agressão. Dito isso, temos um problema. Eu não tenho, para mim, o Vinicius é o jogador mais importante do mundo. LaLiga tem um problema".
"Neste episódio de racismo, para mim, a partida precisa parar. Não foi uma pessoa gritando 'macaco', como em muitos estádios. Foi o estádio insultando um jogador por racismo. A partida tinha que parar, e eu diria o mesmo se estivéssemos ganhando por 3 a 0. Não há outra maneira, porque a imagem é muito ruim", afirmou o treinador, que disse como o brasileiro reagiu no vestiário.
"Ele está muito triste, irritado. É tristeza, tristeza. Isso não pode acontecer. A reação foi muito normal para um jogador que, como eu disse... Não há 'mas'. Não há. Um estádio proferiu insultos racistas. Um estádio inteiro. Vamos ver o que acontece. Estou muito curioso para ver o que acontece", desafiou Ancelotti.
"Nada vai acontecer. Normalmente, nada acontece. Porque aconteceu muitas vezes, em muitos estádios. E o que aconteceu? Nada. Não sei (o que quero aconteça). Eles têm que avaliar bem a situação, é bastante grave".
''- Já que quem deveria não explica o que é e o que pode fazer a La Liga em casos de racismo, nós tentamos lhe explicar, mas você não apareceu em nenhuma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e insultar La Liga, é necessário que você se informe adequadamente Vini Júnior. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos -, escreveu o presidente da entidade que organiza o Campeonato Espanhol.'' (Postagem Javier)
''Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar.Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa...Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove.'' (Postagem Vini Jr.)
Brasileiros também cobraram do Governo Espanhol atitudes para punir não só os Espanhóis envolvidos no caso, como também a LaLiga. No Instagram da Embaixada da Espanha no Brasil é possível ver os comentários dos brasileiros, cobrando o governo espanhol através de sua representação, gerando a seguinte nota em seu Status do Instagram/Twitter (Postagem sobre Racismo):
Chegamos a contatar a Embaixada da Espanha no Brasil através do Instagram, mas, fomos orientados a procurar o Escritório de comunicação da Embaixada em horário comercial, visto que no domingo a equipe não está em horário de expediente.
Ainda sobre a relação diplomática entre os dois países, Lula também fez seu pronunciamento sobre o caso nas redes sociais:
"Um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro jovem, negro, que joga no Real Madrid, que no jogo no estádio do Valencia foi chamado de macaco. Não é possível que quase no meio do século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa", disse Lula.
"É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol", acrescentou.
Existia dentro da Liga Espanhola OITO CASOS de racismo registrados contra o Vini Jr. somente nesta temporada, após tamanha repercussão negativa a LaLiga declarou que vai tomar ''todas medidas cabíveis''. (Nota Oficial LaLiga)
O Valencia CF deseja condenar publicamente qualquer tipo de insulto, ataque ou desqualificação no futebol.
O Clube, no seu compromisso com os valores do respeito e do desporto, reafirma publicamente a sua posição contra a violência física e verbal nos estádios e lamenta os acontecimentos ocorridos no decorrer do jogo da 35.ª jornada de LaLiga frente ao Real Madrid.
Apesar de ser um episódio isolado, os insultos a qualquer jogador da equipa rival não têm lugar no futebol e não se coadunam com os valores e a identidade do Valencia CF. O clube está investigando o ocorrido e tomará as medidas mais severas. Da mesma forma, o Valencia CF condena qualquer ofensa e pede o máximo respeito também para com nossos torcedores.
Além desses eventos isolados, o Valencia CF gostaria de agradecer aos mais de 46 mil torcedores pela assistência e apoio à equipe na partida deste domingo
Nas imagens da ESPN Brasíl é possível assistir e ouvir as ofensas, como também visualizar os fatos, inclusive o ''Mata Leão'' sofrido pelo Brasileiro antes de ser expulso:
Alan Rones
Repórter Fotográfico
Post a Comment