DF LEGAL, interdita Estádio JK
O programa ‘Adote Uma Praça’, do Governo do Distrito Federal (GDF), foi criado pela Secretaria de Estado de Projetos Especiais. O programa atualmente conta com 283 projetos e tem por objetivo firmar parcerias com empresários e moradores do DF para a manutenção e recuperação de áreas públicas, através do decreto DECRETO No 39.690, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019.
Um dos trabalhos em destaque feitos pelo programa é as escolinhas de Futebol do Capital Clube de Futebol que além de preencherem o contraturno escolar com atividade esportiva, o programa também concede alimentação para as crianças da comunidade do Paranoá. Sem contar que com recursos próprios, o capital reestruturou e reformou o complexo esportivo do Estádio JK. Feito que inclusive o próprio GDF divulgou em seu site (Veja aqui), na reforma do Estádio JK, além da renovação do gramado, foram construídos dois campos anexos de treinamento, os vestiários ganharam ampliação, as arquibancadas foram consertadas, pintadas e também houve reformas elétricas e hidráulicas.
![]() |
Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto |
COMUNICADO OFICIAL - INTERDIÇÃO ESTÁDIO JK|
(Para ajudar são poucos, para atrapalhar e prejudicar, inumeros!)
É com muita consternação que informamos que o Estádio JK, onde mais de mil crianças em vulnerabilidade praticam atividades esportivas totalmente gratuitas e com toda alimentação e estrutura necessária e algumas dezenas de profissionais desempenham seu digno trabalho diário, foi interditado nesta terça-feira (10/10). Em uma decisão unilateral, o DF Legal estabeleceu o fechamento do local e a consequente e lastimável interrupção de todas as iniciativas sociais desenvolvidas no local.
É importante frisar que o estádio foi totalmente revitalizado com verba própria do Capital CF após 11 anos esquecido e completamente inativo. Além da profunda reforma, todas as normas de segurança, acessibilidade, saúde e integridade física dos usuários do espaço foram rigorosamente obedecidas, o que podem ser comprovados por laudos emitidos pelas forças de segurança e pelos órgãos fiscalizatórios competentes do DF.
O espaço, bem como sua estrutura e destinação de uso, está amplamente amparado pela Lei Geral do Esporte e pela lei que criou o Programa Adote uma Praça, do Governo do Distrito Federal.
Em 2023 o estádio recebeu mais de 40 agremiações profissionais e amadoras que utilizaram o espaço em suas competições, o que também deixa de ser possível agora.
Desde já o Capital CF enfatiza que já toma as medidas cabíveis com vista a reversão da infeliz imposição e, cientes de que o órgão vai repensar essa decisão; coloca-se inteiramente à disposição para prestar quaisquer que sejam os esclarecimentos e apresentar todos os laudos necessários já e devidamente endossados por todas as entidades competentes.''
Confira também o vídeo: Vídeo Capital FC
O que diz o DF LEGAL?
A secretaria alega que o clube não emitiu todas as autorizações específicas. O Capital recorreu. Veja abaixo o auto de interdição emitido pela autarquia, veja AQUI alguns depoimentos daqueles que usufruem dos projetos sociais promovidos pelo clube.:
![]() |
Foto: Filipe Calmon |
No dia seguinte a interdição, o mesmo Presidente do Capital Futebol Clube, Godofredo, fez outro vídeo informando sobre a reabertura, veja AQUI e abaixo a Nota emitida pelo clube:
Alan Rones
Repórter Fotográfico
Post a Comment