Header Ads

DF LEGAL, interdita Estádio JK

    O programa ‘Adote Uma Praça’, do Governo do Distrito Federal (GDF), foi criado pela Secretaria de Estado de Projetos Especiais. O programa atualmente conta com 283 projetos e tem por objetivo firmar parcerias com empresários e moradores do DF para a manutenção e recuperação de áreas públicas, através do decreto DECRETO No 39.690, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019.

   Um dos trabalhos em destaque feitos pelo programa é as escolinhas de Futebol do Capital Clube de Futebol que além de preencherem o contraturno escolar com atividade esportiva, o programa também concede alimentação para as crianças da comunidade do Paranoá. Sem contar que com recursos próprios, o capital reestruturou e reformou o complexo esportivo do Estádio JK. Feito que inclusive o próprio GDF divulgou em seu site (Veja aqui), na reforma do Estádio JK, além da renovação do gramado, foram construídos dois campos anexos de treinamento, os vestiários ganharam ampliação, as arquibancadas foram consertadas, pintadas e também houve reformas elétricas e hidráulicas.

Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

   Contudo, durante os trabalhos do dia 10/10/2023 o ''DF LEGAL'' recebeu uma ''denúncia'' e proibiram a continuidade dos trabalhos e o uso do complexo esportivo, o que gerou bastante inconformismo e revolta dos pais, crianças e imprensa local que conhecem e usufruem dos trabalhos disponibilizados pelo clube. Clica na imagem abaixo e conheça os trabalhos desenvolvidos pelo Capital FC a comunidade:

Diante do ocorrido o Capital emitiu a Seguinte Nota Oficial:

COMUNICADO OFICIAL - INTERDIÇÃO ESTÁDIO JK|

(Para ajudar são poucos, para atrapalhar e prejudicar, inumeros!)


É com muita consternação que informamos que o Estádio JK, onde mais de mil crianças em vulnerabilidade praticam atividades esportivas totalmente gratuitas e com toda alimentação e estrutura necessária e algumas dezenas de profissionais desempenham seu digno trabalho diário, foi interditado nesta terça-feira (10/10). Em uma decisão unilateral, o DF Legal estabeleceu o fechamento do local e a consequente e lastimável interrupção de todas as iniciativas sociais desenvolvidas no local.

É importante frisar que o estádio foi totalmente revitalizado com verba própria do Capital CF após 11 anos esquecido e completamente inativo. Além da profunda reforma, todas as normas de segurança, acessibilidade, saúde e integridade física dos usuários do espaço foram rigorosamente obedecidas, o que podem ser comprovados por laudos emitidos pelas forças de segurança e pelos órgãos fiscalizatórios competentes do DF.

O espaço, bem como sua estrutura e destinação de uso, está amplamente amparado pela Lei Geral do Esporte e pela lei que criou o Programa Adote uma Praça, do Governo do Distrito Federal.

Em 2023 o estádio recebeu mais de 40 agremiações profissionais e amadoras que utilizaram o espaço em suas competições, o que também deixa de ser possível agora.

Desde já o Capital CF enfatiza que já toma as medidas cabíveis com vista a reversão da infeliz imposição e, cientes de que o órgão vai repensar essa decisão; coloca-se inteiramente à disposição para prestar quaisquer que sejam os esclarecimentos e apresentar todos os laudos necessários já e devidamente endossados por todas as entidades competentes.''

Confira também o vídeo: 
Vídeo Capital FC

O que diz o DF LEGAL? 
A secretaria alega que o clube não emitiu todas as autorizações específicas. O Capital recorreu. Veja abaixo o auto de interdição emitido pela autarquia, veja AQUI alguns depoimentos daqueles que usufruem dos projetos sociais promovidos pelo clube.:

Foto: Filipe Calmon
''Exercício de atividade econômica sem alvará de Funcionamento/certificado de licença ou sem o documento no local. Outras/Detalhes: Desenvolvendo a atividade de gestão de instalação esportiva (Estádio JK) para organização de eventos esportivos e práticas de Esportes, sem todas as autorizações específicas expedidas pelo Poder Público vigentes. Por se tratar de atividade de alto grau de risco, conforme os itens III e IV, do anexo VI do Decreto 36948/2015, fica o estabelecimento  (Estádio) interditado, devendo encerrar imediatamente suas atividades, sob pena de outras sanções.''

COMPLEMENTO DE INFORMAÇÕES
 No dia seguinte a interdição, o mesmo Presidente do Capital Futebol Clube, Godofredo, fez outro vídeo informando sobre a reabertura, veja AQUI e abaixo a Nota emitida pelo clube:

''Isso mesmo, vamos comemorar, o Estádio JK está reaberto. Mais de mil crianças vão retomar suas atividades e dezenas de trabalhadores vão poder desempenhar suas funções. O DF Legal, muito generosamente, colocou-se à disposição para ouvir os devidos esclarecimentos por parte do Capital CF e decidiu findar a interdição. Dessa maneira, a partir desta quinta-feira (12), Dia das Crianças, os pequenos e os adultos que acreditam no nosso projeto vão ter esse espaço de volta. Segunda que vem temos aula normal, coloque seu manto tricolor, sua chuteira e partiu JK!

A interdição durou somente um dia, mas foram horas intensas e de muita luta para devolver à população do Paranoá, Itapoã e região, um lugar que é deles. Foi, como dissemos, um dia de luta, mas que, felizmente, o Capital CF não lutou sozinho.

Por esse motivo, o clube agradece profundamente pelas atuações incansáveis da governadora @celinaleao, da deputada @doutorajanedf, dos deputados @martinsmachadodf e @eduardowpedrosa; e do secretário de Esporte e Lazer @juliocesarribeiro, sem falar no grande apoio da @adm_paranoa, na pessoa do administrador Wellington Cardoso.

Nesta quinta-feira já tem rodada do @brasiliacupoficial, uma grandiosa competição que vem ocorrendo no JK e, a partir de segunda-feira (16), queremos ver toda a galerinha do CFA Capital em ação.

Agora é seguir o trabalho para devolver ao Paranoá, por meio do esporte e de trabalhos sociais, tudo que essa região tem feito pelo Capital CF.''

Alan Rones
Repórter Fotográfico 

Redes Sociais Arranca Toco 

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião, comente AQUI.

Tecnologia do Blogger.